Foi apresentado o Centro de Competências para a Dieta MediterrânicaO CCDM tem por missão «contribuir para a implementação de uma estratégia de salvaguarda, promoção e valorização da DM enquanto Património da Humanidade da UNESCO, e para a sua preservação enquanto herança cultural identitária portuguesa, estilo de vida saudável, padrão alimentar de excelência e importante fator de desenvolvimento dos territórios». 03/08/2020
Mais informação em http://www.dietamediterranica.net/?q=pt/ccdm
Sessão fala sobre nutrição e alimentação na diabetes
|
Dietas pobres já matam mais do que o tabacoA má alimentação já mata mais do que o tabaco. A conclusão é de um estudo divulgado esta quarta-feira pela revista “The Lancet” que analisou as consequências de um alimentação desequilibrada em 195 países entre 1990 e 2017.
Os investigadores concluíram 11 milhões de pessoas morreram prematuramente em 2017 devido a uma dieta pobre, enquanto o tabaco foi responsável por oito milhões de mortes no mesmo período. Se em 1990 as mortes devido a uma alimentação desequilibrada se situavam nos oito milhões esse número subiu para 11 milhões em 2017, face às piores escolhas dos consumidores. As principais causas de morte são as doenças cardiovasculares, o cancro e a diabetes . 04-04-2019 Mais informação em https://expresso.pt/internacional/2019-04-04-Dietas-pobres-ja-matam-mais-do-que-o-tabaco Agrupamento de escolas Pinheiro e Rosa de Faro esteve na TurquiaO Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa de Faro, concretizou o projeto Erasmus+ "Fit For Future", de parceria entre escolas, desta vez direcionado para alunos mais jovens (até 15 anos). Pretende-se desenvolver competências e hábitos de saúde e a aprendizagem para alcançar a felicidade, promovendo hábitos de vida saudável e de bem-estar (...) 29/01/2019
Cantinas escolares têm de ajustar quantidades às idades dos alunosA quantidade de comida servida nas escolas não está ajustada à idade, facto que limita que as refeições possam estar mais próximas das necessidades nutricionais de crianças e jovens, aponta um estudo publicado pelo Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge (Insa). A análise foi desenvolvida depois de um programa de intervenção em 25 escolas dos municípios de Santarém e Alpiarça que conseguiu reduzir o sal na comida e melhorar os teores energéticos e de hidratos de carbono em algumas faixas etárias. (...) 30/01/2019
Como a ciência explica a aversão das crianças a legumes e verdurasNa Pré-história, os filhotes dos primeiros hominídeos corriam sérios perigo ao começarem a andar sozinhos e ganharem mais autonomia - tornarem-se presa de animais maiores ou comer alguma coisa desconhecida que pudesse matá-los. Em geral, as plantas tóxicas e desconhecidas tinham uma característica principal em comum: eram verdes e um tanto amargas. (...)
Noticia Sal «Sabor sem saleiro à mesa» É a nova campanha de saúde pública da ARS AlgarveDe acordo com os dados do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF), 17,7 Noticia Sal% dos portugueses inquiridos referiram adicionar sal no prato da sua comida pela utilização do saleiro. Porém, o estudo revela que o padrão de consumo adicional de sal é diferente entre sexos, grupos etários, situação laboral (...).
Obesidade afeta mais de 14% das crianças portuguesas Noticia Obesidade afeta maisMulheres portuguesas devem adoptar hábitos saudáveis antes da gravidez. Os pais são modelo das crianças, têm de dar o "exemplo". Cerca de 35% das crianças portuguesas entre os 6 e os 9 anos têm excesso de peso e mais de 14% sofre de obesidade. Os números são da Direção-Geral de Saúde e dizem respeito ao ano de 2015 (...).
Manifesto pela preservação da Dieta MediterrânicaUm grupo de especialistas, da área da saúde e da cultura, e que estiveram envolvidos na candidatura da Dieta Mediterrânica a património imaterial da humanidade pela UNESCO subscrevem um documento com 10 ideias para defender este modo de comer que é reconhecidamente protetor da saúde.
Fome e SaciedadeQuem comanda a fome é a grelina, uma hormona que aumenta numa determinada hora, enquanto a da saciedade diminui. Após a refeição, a situação inverte-se. Para manter a balança equilibrada, é recomendado comer de 3 em 3 horas.
Bastonária dos Nutricionistas quer que o Algarve deixe de ser a região onde mais se adiciona sal à comidaAlexandra Bento, cuja visita começa com uma reunião com a Administração Regional de Saúde, aponta como contras-senso o facto de o Algarve ser a região do país «mais próxima do Mediterrâneo» e que, por isso, deveria adotar como padrão a Dieta Mediterrânica.
10 Recomendações para a alimentação em dias muito quentesQuando há exposição ao calor intenso ao longo de vários dias consecutivos, o organismo pode ressentir-se, aumentando o número e tempo de duração de cãibras, podem ocorrer náuseas, vómitos, tonturas, alterações na respiração e no ritmo cardíaco. Em casos extremos podem ocorrer golpes de calor e esgotamentos pelo calor, situações que necessitam de cuidados médicos imediatos.
|
Foi apresentado o iHeritage: plataforma do Património Cultural Imaterial da Bacia do Mediterrâneo inclui a Dieta MediterrânicaE se pudesse conhecer como funciona um lagar de azeite, sem sair do sítio onde se encontra? Ou um silo de cereais? Este cenário de aparente ficção científica pode vir a ser utilizado para mostrar a Dieta Mediterrânica como nunca foi vista.
O projeto chama-se iHeritage e quer «revolucionar o mundo da cultura e do turismo», recorrendo à Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista. A plataforma irá criar o primeiro Registo do Património Cultural Imaterial da Bacia do Mediterrâneo que, no caso do Algarve, inclui a Dieta Mediterrânica. 21-12-2020 Mais informação em: https://www.sulinformacao.pt/2020/12/projeto-revolucionario-quer-mostrar-a-dieta-mediterranica-como-nunca-foi-vista/ Dieta mediterrânica deixa de ser a eleitaCaldeiradas, cozidos, jardineiras e ensopados são pratos típicos portugueses mas que parecem já não entusiasmar a nossa população. As refeições já não são realizadas com base em receitas da família, que se inserem na dieta mediterrânica - o regime alimentar característico do nosso País.Os portugueses optam agora por refeições mais rápidas, mas menos saudáveis. Desde 2007 que a adesão das famílias à dieta mediterrânica tem vindo a diminuir, indica um estudo da Associação Nacional de Nutricionistas.
em https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/dieta-mediterranica-deixa-de-ser-a-eleita Governo cria dois órgãos para projetar a dieta mediterrânica a nível nacional O despacho que cria o Conselho Dinamizador para a Salvaguarda e Promoção da Dieta Mediterrânica (DM) e o Grupo Executivo da Dieta Mediterrânica, dois órgãos que visam projetar a DM a nível nacional, foi hoje publicado em Diário da República.
Segundo o despacho, a criação destes dois órgãos está enquadrada nos objetivos de desenvolvimento sustentável e na importância que hoje assumem as dietas sustentáveis e saudáveis e a valorização das paisagens alimentares. 27.02.2019 Mais informação em: https://regiao-sul.pt/2019/02/27/sociedade/governo-cria-dois-orgaos-para-projetar-a-dieta-mediterranica-a-nivel-nacional/460574 Pesquisadores de Coimbra em estudo internacional sobre dieta mediterrânicaOs pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra vão participar na implementação de um estudo multicêntrico para avaliar se a dieta mediterrânica com restrição de energia é mais eficaz contra a obesidade e a doença cardiovascular – em comparação com a dieta convencional com baixo teor de gordura (...) 7/2/2019
Dieta mediterrânea é eleita a melhor para seguir em 2019 Ao todo, foram avaliadas 41 dentre as dietas mais populares do mundo, e a mediterrânea também triunfou em algumas subcategorias: melhor dieta para comida saudável, melhor dieta para controle de diabete e dieta mais fácil de seguir. O resultado não surpreende, uma vez que diversos estudos mostram que seu plano de alimentação pode reduzir o risco de diabete, colesterol alto, demência, perda de memória, depressão e câncer de mama (...) 4/1/2019 Cenário alimentar "é catastrófico" em Portugal e está a pôr em perigo o SNS A bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, afirmou hoje que o cenário alimentar em Portugal "é catastrófico" e que os seus efeitos estão a pôr em perigo a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde. Para a bastonária, "Portugal não tem sabido utilizar" os seus recursos "a bem da alimentação dos portugueses". (...) 20/11/2017
Crianças algarvias estão a comer mais fruta e legumes, mas resultados ainda são “alarmantes”Distrito de Faro passou, num ano, do penúltimo lugar da tabela nacional (só Açores estava pior) para a quarta posição, mas os números estão ainda muito longe das recomendações da Organização Mundial de Saúde. A APCOI considera mesmo que os resultados são “alarmantes”. (...)
O PNPAS no Algarve continua muito ativoNuma ação de promoção da Dieta Mediterrânica através da sua responsável a Prof. Teresa Sofia Sancho em S. Brás de Alportel.
O que é a sopa?A sopa é um alimento bastante versátil, podendo-se fazer sopas de quase tudo! Desde vegetais, leguminosas, frutas, carne, peixe, ovo… haja imaginação e vontade. Em termos técnicos, a sopa resulta da cozedura breve, em água, de um leque variado de alimentos predominantemente hortícolas, aos quais se adiciona um pouco de gordura e por vezes pão, carne, peixe ou ovo, para de uma (...)
Famílias de Faro ficaram a saber como se pode comer saudável e baratoEsta oficina procurou «promover os princípios da alimentação mediterrânica e sensibilizar / informar sobre métodos e técnicas para garantir uma alimentação saborosa, saudável e acessível, através de truques, dicas e showcooking de receitas práticas, saborosas e económicas», segundo a Câmara de Faro.
|